História

Dados do Município

DATAS COMEMORATIVAS

Aniversário do Município: 30 de dezembro
Festeja-se dois padroeiros do município: 29 de junho
Porto São José Operário: 01 de maio
 

EVENTOS

Festa do Padroeiro São José - Maio A festa baseada na religiosidade tem a missa às margens do Rio Paraná, procissão fluvial, prova de remo e natação, campeonato vôlei de areia, shows, barracas e encerramento com baile e muita alegria.
Festa do Padroeiro São Pedro - JunhoO padroeiro do município é homenageado com celebrações religiosas e festejos populares, com shows musicais, churrasco, leilões, bingos e parque de diversões.
 

DADOS GEOGRÁFICOS

Área: 250,654  km2
Altitude: 450,00 metros

População

População Total:  2.491  Hab. (IBGE - 2010)
- Urbana 1631

- Rural 860

Densidade demográfica  9,94  (hab/Km²)
Gentílico:  são-pedrense
 

Distâncias

Da Capital: 605 km
Do Porto de Paranaguá: 696 km
Do Aeroporto mais próximo: 171 km (Maringá) 
 

Distrito de Porto São José

O Porto São José ficou muito conhecido por ser utilizado para travessia por meio de balsa local para Mato Grosso do Sul, bastante apreciado pelas belezas de suas ilhas e praias de água doce, freqüentado pelos amantes da pesca e pelos turistas de final de semana que constroem casas confortáveis para seu lazer, aos poucos transformando-se em um agradável balneário.

Tem como padroeiro São José e sua festa já promete tornar-se um evento onde os atrativos náuticos e a religiosidade farão a diferença.O turista pode conhecer o rio e suas ilhas pois o município oferece passeios na Chalana Cristo Rei com roteiros diversos.

A parada na Praia Mineira, nos faz acreditar estar no litoral, com a vantagem que nossas praias são de água doce e calmas. Possui várias ilhas: Catarina, Cruzeiro (Apicultura), Mineira (Praia – 20 hectares), Tacarã com 42 hectares,Paiquerê (03 hectares),Tostão (05 hectares – não habitada),Hambúrguer (Nome dado devido à presença de imigrantes), Humaitá (não habitada),Pingo (01 hectare – não habitada) e Tormenta (não habitada) e a Ilha da Barra – popularmente conhecida como Óleo Cru (1.340 hectares, sendo 900 aproveitáveis. No seu interior encontra-se um lago de 400 hectares, propício para procriação de alevinos. Berçário Ecológico (plantas, aves e répteis). 

História do Município

O município de São Pedro do Paraná pertence à comarca de Loanda, Noroeste do Paraná.
Foi fundado como patrimônio em começos de 1962, com o nome de São Pedro, por um grupo de pioneiros da região, composto dos Srs. José Volpato e Silvio Vandramim, sócios da Empresa Colonizadora São Pedro Agrícola e Industrial Ltda e pelo Sr. José Marques de Macêdo, na época vereador de Loanda.
em 21 de novembro de 1962, mediante projeto do Deputado Dr. Paulo Afonso Alves de Camargo, sendo Governador General Nez Amintas de Barros Braga, foi criado o Distrito Judiciário de São Pedro, conforme publicação no Diário Oficialdo estado, de 28 de novembro de 1962.
Em 28 de novembro de 1962, ainda projeto do Deputado Paulo Camargo, foi criado o município, desmembrado de Loanda e Porto Rico, ao qual o Deputado deu o nome de SÃO PEDRO DO PARANÁ, conforme Lei nº 4.788, sancionada pelo então Governador General Ney Braga e pelo Secretário do Interior, Dr. Afonso Alves de Camargo Netto, tudo de acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná, de 30 de novembro de 1963.
Finalmente, em 30 de dezembro de 1964, foi instalado o município de SÃO PEDRO DO PARANÁ, já com as autoridades municipais eleitas e assim constituidas:

PODER EXECUTIVO
- Prefeito Municipal:
José Marques de Macêdo

- Vice-Prefeito Municipal:
Valentim Culpi

PODER LEGISLATIVO
- Presidente:
Silvio Vendramim

- Vereadores:
Akira Kamitani
Alcidio Esbampato
João Milaré
João Torres Fernandes
Waldemar Guerreiro
Paulo Torres Fernandes
Salvador Ribeiro
Hildebrando Barcelona

Hino do Município

São Pedro do Paraná
Sentinela avançada a velar
Teu filho amado não te esquecerá
E o seu nome para sempre irá guardar. 

Das matas verdejantes
Da força criadora
Surgiste triunfante
Numa aurora redentora

Nasceste com o destino
Dos que nascem para a glória
Tens o nome paladino
Tua estrada é da vitória.

E o teu solo acolhedor
Pronto está a receber
Dás a todos o calor
E a alegria de viver.

E aos heróicos fundadores
Nosso preito de saudades
Este hino de louvores
E de amor pra eternidade.

(Estribilho)

Do labor dos filhos teus é o sucesso
Na caminhada rumo ao progresso.

São Pedro do Paraná
Sentinela avançada a velar
Teu filho amado não te esquecerá
E o teu nome para sempre irá guardar.

 

Hino do município de São Pedro do Paraná (PR), com letra e música de Sebastião Lima.