Avenida Paraná nº 307 - Centro

prefeitura@saopedrodoparana.pr.gov.br

(44) 3464-1163

Horário de Atendimento:

das 8:00 as 11:00 hrs das 13:00 as 17:00

Última Atualização do site:  

19/09/2018 09:10:41

Acesse a Câmara Acesse o Webmail
NOSSA CIDADE / Dados do Município
 
Dados do Município
   

DATAS COMEMORATIVAS

Aniversário do Município: 30 de dezembro
Festeja-se dois padroeiros do município - 29 de junho
Porto São José Operário - 01 de maio
 

EVENTOS

Festa do Padroeiro São José - Maio A festa baseada na religiosidade tem a missa às margens do Rio Paraná, procissão fluvial, prova de remo e natação, campeonato vôlei de areia, shows, barracas e encerramento com baile e muita alegria.
Festa do Padroeiro São Pedro - JunhoO padroeiro do município é homenageado com celebrações religiosas e festejos populares, com shows musicais, churrasco, leilões, bingos e parque de diversões.
Campeonato de Pesca ao Jaú - JulhoOs aficionados do esporte, reúnem-se em uma alegre confraternização disputando os melhores lugares na captura das maiores peças. Paralelamente ocorrem outras atividades como show pirotécnico e sorteio de brindes.
 

DADOS GEOGRÁFICOS

Área: 250,654  km2
Altitude: 450,00 metros

População

População Total:  2.491  Hab. (IBGE - 2010)
- Urbana 1631

- Rural 860

Densidade demográfica  9,94  (hab/Km²)
Gentílico:  são-pedrense
 

Distâncias

Da Capital: 605 km
Do Porto de Paranaguá: 696 km
Do Aeroporto mais próximo: 171 km (Maringá) 
 

Distrito de Porto São José

O Porto São José ficou muito conhecido por ser utilizado para travessia por meio de balsa local para Mato Grosso do Sul, bastante apreciado pelas belezas de suas ilhas e praias de água doce, freqüentado pelos amantes da pesca e pelos turistas de final de semana que constroem casas confortáveis para seu lazer, aos poucos transformando-se em um agradável balneário.

Tem como padroeiro São José e sua festa já promete tornar-se um evento onde os atrativos náuticos e a religiosidade farão a diferença.O turista pode conhecer o rio e suas ilhas pois o município oferece passeios na Chalana Cristo Rei com roteiros diversos.

A parada na Praia Mineira, nos faz acreditar estar no litoral, com a vantagem que nossas praias são de água doce e calmas. Possui várias ilhas: Catarina, Cruzeiro (Apicultura), Mineira (Praia – 20 hectares), Tacarã com 42 hectares,Paiquerê (03 hectares),Tostão (05 hectares – não habitada),Hambúrguer (Nome dado devido à presença de imigrantes), Humaitá (não habitada),Pingo (01 hectare – não habitada) e Tormenta (não habitada) e a Ilha da Barra – popularmente conhecida como Óleo Cru (1.340 hectares, sendo 900 aproveitáveis. No seu interior encontra-se um lago de 400 hectares, propício para procriação de alevinos. Berçário Ecológico (plantas, aves e répteis). 

 

Terminal de Cargas “Presalino Semprebom”

O primeiro Porto de Areia ecologicamente correto do Brasil.Em maio de 2001, nove empresas extratoras de areia do Rio Paraná, no Noroeste do Estado receberam a visita do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e tiveram suas atividades paralisadas a mando da Promotoria Publica do Meio Ambiente (Loanda). Por estarem armazenando areia nas margens do rio, dentro da faixa denominada de MATA CILIAR. Ficou decidido que deveriam ter um local apropriado, dentro das legislações ambientais, a 500 m fora da APP (Área de Preservação Permanente) para armazenar seu material e que nesse tempo fossem reduzindo as 09 áreas impactadas até o final da obra para uma única. 

O desespero instalou-se entre os empresários que não sabiam o que fazer, tinham financiamentos, funcionários e grandes investimentos por suas responsabilidades, seria um desemprego da ordem de mais de 100 pessoas e a quebradeira dos empresários.Tudo foi minuciosamente planejado pelos mineradores para que afetasse de maneira mínima a natureza circundante, reflorestaram 40 hectares onde foi plantado o equivalente a 68.000 mudas de arvores nativas, distribuídas em 38 espécies diferentes Hoje já mostram exemplares com aproximadamente 10 (dez) metros de altura.

As 09 empresas criaram a Associação das Indústrias Extrativistas de Areia do Noroeste do Paraná–APA, com amparo técnico de engenheiros hidráulicos, estruturais e florestais e ao mesmo tempo que iam reflorestando a mata ciliar, construíram o Terminal de Águas – PRESALINO SEMPREBOM, utilizando com dificuldades financeiras, recursos próprios e BNDS, ou seja, contraíram dividas por muito tempo, mas acabaram por construir o único PORTO DE AREIA ECOLOGICO perfeitamente CORRETO DO BRASIL.Correias transportadoras levam a areia produzida a 500 metros da margem do rio, depositando em silos onde os caminhões são carregados por gravidade, sem auxílios de pás carregadeiras, o que minimiza o impacto ambiental de ruídos e gases poluentes.Dessa forma, foi construído o terminal, envolvendo a mínima utilização possível da APP do Rio Paraná.

 

APP-Área de Preservação Permanente

No que tange a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, uma área de aproximadamente 1.076.09km ou seja 107.609 há, de acordo com o Código Florestal (Lei Federal nº4.771/65) a largura mínima da faixa de preservação é de 500 metros a partir de suas margens.

 

 
 Outros Artigos
» Cidade de São Pedro do Paraná
» Hino Municipal
» Histórico Do Município

(44) 3464-1163

prefeitura@saopedrodoparana.pr.gov.br

Avenida Paraná nº 307 - CEP: 87955-000

SAO PEDRO DO PARANA - Paraná